Menos uns quilinhos: Done!

posted in: Pensamentos | 0

 

Hoje foi o dia em que tudo se tornou melhor na minha vida,  e na minha maneira de ser… hoje, consegui finalmente, gostar um pouco mais de mim.1600295_836461329749895_1443597192_n

 

Desde alguns anos que tenho tido, constantemente, uma luta comigo mesma em gostar do meu corpo e sentir-me bem com ele… e, sentia vergonha em mostrá-lo! Sentia-me constrangida na praia, não ia à piscina, não andava de calções e saias, não gostava do que via quando olhava para mim…

Sempre quis mudar isso e tentava de tudo, desde fazer apostas para não comer doces e porcarias que me prejudicassem até passar dias a fim a fazer exercício e a alimentar-me mal (comer pouco). O problema sempre esteve em mim, nunca me tinha mentalizado suficientemente que era aquilo que queria, e que ia ter que sofrer um bocado para haver compensação. Quando achava que estava mentalizada, lá ia eu tirar os hidratos de carbono (e muitas vezes outros alimentos que eram necessários) da minha alimentação e tentar beber muita água, tentando resistir a doces e a tudo o que me apetecia… mas nunca consegui, sentia uma vontade enorme de comer tudo o que não podia e me aparecia à frente.

Então, quando este Verão acabou e fui pesar-me, decidi que isto tinha que mudar! Falei com os meus familiares e amigos mais próximos e todos eles me disseram o mesmo: “Tu consegues, eu acredito em ti!”… foi então que decidi ir a uma nutricionista.

 

Comecei a minha busca por uma clínica em que tinha direito a tudo: tratamentos para um corpo mais definido e sem gorduras, acompanhamento de um nutricionista para guiar a minha alimentação e ainda acompanhamento psicológico para evitar cair em tentações… admito, fiquei fascinada  e tentei ir para lá, mas não foi possível devido à elevada quantia que era necessário para 3 meses de tratamentos.

Desanimei um bocado, não vou dizer que não…. Mas, passado uns dias, aconselharam-me a ir a uma farmácia perto de minha casa onde faziam consultas de nutrição e eu, ganhei coragem e marquei a primeira consulta e inscrevi-me num ginásio. Quando cheguei à consulta, ainda hesitei, mas acabei por entrar e perceber que aquilo era o melhor para mim (agora tenho a certeza disso!) :)

A primeira coisa a fazer foi a nutricionista explicar-me o que iria ser feito para que eu conseguisse atingir o peso que achava ideal para mim, eu estava a perceber tudo o que ela me estava a dizer, mas quando chega à parte em que ela me diz “Então, Patrícia, nada de comer: fruta, sopa, carne de porco e hidratos de carbono…” eu fiquei parva a olhar para ela! No entanto, ela depois explicou-me o porquê… inicialmente iria ter uma restrição até nos legumes (não tendo legumes suficientes que dessem para fazer uma sopa); iríamos também reduzir o consumo de tudo o que pudesse dar alguma energia ao meu organismo para que este fosse buscar a energia às gorduras acumuladas, daí não haver fruta nem hidratos de carbono; quanto à carne de porco, é uma carne muito gordurosa que deve ser evitada principalmente em dietas…. Ok, tudo percebido… lá vamos nós!

A segunda coisa a fazer: pesagem! Fiquei chocada com o que via na balança, porque nunca me tinha sentido tão mal comigo mesma como naquele dia em que olhei para a realidade… estava com 76,7kg!! Já para nem falar na massa gorda e no meu IMC, em pré obesidade. Para mim, era demais e tinha mesmo que remediar esta situação.

Foi muito difícil, muitas vezes só me apetecia desistir e comer coisas “boas”, apetecia-me deitar tudo a perder… principalmente nas alturas em que não perdia muito peso ou até quando aumentei o peso, mas fui aguentando. Aos poucos e poucos, fui percebendo que aquilo até resultava e ia ficando cada vez mais motivada tanto para não cair nas tentações como para ir ao ginásio e treinar. Ir às consultas deixou de ser uma chatice e passou a ser um dia que eu ansiava, toda a semana, para saber o que tinha acontecido com o meu corpo :)  Passou um mês e comecei a comer sopa, passaram dois e eu comecei a comer fruta… já não queria mais nada! Nunca pensei em ser possível sentir tanta vontade de comer sopa e fruta, mas sentia, mais do que qualquer doce ou guloseima.10966781_836461336416561_53106801_n

Ao longo destes meses, não deixei de comer aquilo que gostava, apenas reduzi na quantidade que comia anteriormente… há sempre um dia do estrago na minha semana, umas vezes um gelado, outras um jantar mais abastado, ou ainda umas pipocas quando vou ao cinema. No entanto, não posso fazer isso todos os dias (e tenho que compensar no ginásio!) mentalizei-me disso… o que, muitas vezes, é difícil!

 

Mas os meses foram passando e passado quase quatro meses desde a minha primeira consulta, perdi: 12,4 kg.

Consegui ultrapassar o que queria como peso ideal e ser ainda mais ambiciosa. Inicialmente queria 67kg, mais tarde falei com a nutricionista e passei o meu objetivo para os 65kg… assim foi, acabei a minha fase de perda de peso com: 64,6kg :)

Ainda falta descer o massa gorda e aumentar a massa muscular, mas com muito ginásio e uma boa alimentação, tudo vai ao sitio :)

Objetivo de peso cumprido! “Yesssss!” com um grande sorriso na cara, foi a minha reação de hoje de manhã quando olhei para a balança :)

Agora, é saber como manter e quando se come pior num dia, saber compensar no seguinte.

Obrigado a todos os que me apoiaram muito nesta luta e aturaram o meu mau humor 😉

10961989_836461353083226_622968802_n

 

 

 

Leave a Reply