Dia 20 – Split, uma cidade mágica…

Dia 20 – Split, uma cidade mágica…

posted in: Férias, Interrail, Locais | 0

Depois da viagem maluca de ontem, de passarmos fome e de aturarmos umas meninas empruadas… Finalmente, chegámos hoje de manhã a Split :)

A noite até foi bem passada no cimo de uma espécie de beliches no comboio, pelo menos, muito melhor do que a noite da imensa gente que vimos sentada no chão ou de pé sem um lugar…

Já em Split, viemos até ao nosso apartamento, dentro do Palácio Diocleciano – um dos cenários utilizados na famosa série Game of Thrones. Este palácio, é uma famosa construção que reúne uma boa parte dos principais monumentos e ponto turísticos importantes da cidade, ou seja, desta vez, escolhemos bem o sítio para ficar :) É, também, património da UNESCO.

DSC_0251

Mal chegámos ao apartamento, a senhora que nos acompanhou, insistiu que nos sentássemos – até pensámos que estávamos com muita cara de cansados. No entanto, ela surpreendeu-nos, foi ao armário e tirou três copos, depois foi ao frigorífico e sacou de uma garrafa que parecia ginja… Encheu os 3 copos, e propôs-nos um brinde! Bebemos, ela deu-nos a chave e explicou-nos algumas coisas – mais por língua gestual que outra coisa – e, foi à sua vida.

Depois de deixarmos as nossas queridas e pesadas mochilas, vestimos o fato de banho e fomos explorar algumas praias.

DSC_0181

DSC_0237

DSC_0229

Uiiii, e que praias que encontrámos! Era uma mais fantástica e maravilhosa que a outra, percorremos bastantes por uma espécie de paredão, onde podíamos caminhar à vontade. Tínhamos visto antes de sair do apartamento que a água estava quentinha – uns 26° – e, assim não esperámos muito tempo pelo tão desejado banho no mar. Tínhamos sonhado com aquele banho toda a viagem, e ficámos ali, de molho durante algum tempo :)

DSC_0213

Quando chegámos à última praia, ficámos pasmados com aquilo… Era calma, com água cristalina e azul, e a sua envolvência era perfeita! Decidimos que, depois de andarmos uns 5km, estava na altura de descansar. Escolhemos aquela praia, que nos pareceu maravilhosa… E, de facto, era mesmo! A praia chama-se Kasjuni e vale mesmo a pena lá ir.

DSC_0221

Passado algum tempo, voltámos para o centro… Demos um passeio por lá, e fomos para o nosso apartamento.

DSC_0179

DSC_0240

Um pouco mais tarde, quisemos experimentar a comida tradicional daqui… Lá fomos nós procurar algum sítio para o fazer, enquanto ficávamos maravilhados com cada rua ou ruela que víamos.

Depois desta missão – muito bem concluída – fomos fazer o nosso último passeio do dia. Quisemos investigar melhor o centro histórico de Split, que não é grande e deu para fazer uma boa caminhada noturna.

DSC_0262

Enquanto caminhávamos, demos por nós a ficar cada vez mais apaixonados por isto… Por este sítio, que é tão diferente mas tão igual a tantos outros onde já estivemos. No entanto, este tem algo de especial, não sei explicar… Talvez o sítio onde estamos ajude, mas é algo fascinante e mágico :) demos por nós a imaginar os soldados a passar pelas ruas, ou um grande dragão a passar pelos céus – Game of Thrones demais!? Não sabemos… Só sabemos que estamos a adorar isto, e já pensamos em voltar cá :)

DSC_0305

Vou agora dormir, amanhã temos muito que explorar. Aposto que ainda vou ficar mais admirada e apaixonada pela beleza deste lugar, que tínhamos tanta curiosidade de conhecer :)

 

Leave a Reply