Dia 23 – Finalmente em Veneza!

Dia 23 – Finalmente em Veneza!

posted in: Férias, Interrail, Locais | 0

Depois de uma longa e demorada viagem, chegámos ao nosso penúltimo destino: Veneza!

Mal pusemos um pé fora do comboio percebemos que aqui, no centro de Veneza, não há carros e é óbvio o porquê. Outra coisa que reparámos é que não há aquele barulho da confusão de carros e das buzinas destes. Em vez disso, ouvimos o canal a ficar mais agitado com a passagem dos barcos ou até as suas buzinas que podem ser muito engraçadas 😉

DSC_0036

DSC_0002

É uma cidade muito diferente por todas aquelas em que já estive – talvez a mais parecida seja Amesterdão por não haver a confusão de carros a que estamos habituados, mas sim outros meios de transporte. No entanto, é muito diferente ao mesmo tempo.

DSC_0032

Aqui, até as ambulâncias são barcos que andam a alta velocidade pelos canais, o que achei muito engraçado :p

Então, para começar a nossa visita, fomos em direção à Praça de São Marcos – Piazza San Marco – onde estão muitas das atracções turísticas de Veneza. Pelo caminho, pela famosa Ponte Rialto que é a ponte em arco mais antiga sobre o grande canal. Esta foi durante algum tempo a única ligação permanente entre os dois lados do grande canal, até abrirem as restantes travessias.

DSC_0018

Já na Praça de São Marcos, podemos contemplar vários monumentos e atracções turísticas que não tivemos tempo de visitar. No entanto, é algo que vamos ter que fazer, possivelmente amanhã :)

Começámos por ver a Basílica de San Marco. No entanto, rapidamente nos afastámos para uma das margens do canal, visto que estava a haver uma enchente de senhores pombos.. Porquê!? É um negócio aqui! Há gente que vende comida para que os turistas possam tirar fotos com eles… Nas mãos, nos joelhos… e até no cabelo!!

DSC_0038

De seguida, logo ao lado da basílica fomos dar de caras com o famoso Pálacio dos Dodges – Palazzo Ducale. Este, é a residência de um antigo governante de Veneza, que era também a sede administrativa da cidade e prisão.

DSC_0068 DSC_0053

 

Continuámos a andar, e um pouco mais à frente encontrámos a Ponte dos Suspiros, que liga o palácio à prisão. Reza a lenda, que foi atribuído este nome à ponte, porque era o sítio onde os presos suspiravam vendo a cidade pela última vez das janelas desta antes de serem encarcerados. Hoje em dia, muita gente continua a suspirar, mas por questões da beleza da ponte e não outras 😉

DSC_0071

Voltámos à praça e fomos espreitar a Torre do Relógio – Torre dell’Orologio. Este relógio, além das horas mostra as fases da lua, o movimento do sol e os signos do zodíaco.

DSC_0093 DSC_0095

Amanhã, com mais forças iremos visitar melhor tudo o que conseguimos ver hoje :) Até agora, temos achado Veneza uma cidade muito bonita… Mas temos que explorar mais para perceber melhor o que há de mágico por aqui 😉

DSC_0067

Acabámos o dia a jantar num sítio muito giro, com pessoas muito simpáticas a atender, e a comer um belo Risotto – que me andava a apetecer bastante 😉

Leave a Reply