Dia 5 – Corrida contra o tempo…

Hoje acabámos o dia com a sensação de objetivo cumprido… Como só tinhamos um dia para conhecer Bruxelas, tínhamos que o aproveitar ao máximo e assim foi :)

Mais uma vez, acordámos bastante cedo e decidimos – como tínhamos pouco tempo para conhecer a cidade – apanhar um autocarro dos turistas que podemos sair e entrar onde quisermos e quantas vezes quisermos durante 24 horas… Esta ideia genial, foi meio caminho andado para conseguirmos conhecer a cidade minimamente e termos esta sensação. Aqui, há imensa coisa para fazer – ao contrário do que pensavamos – e a cidade é muito bonita :)

DSC_2157

Quando apanhámos um autocarro, passado umas paragens, entrou uma excursão enorme de chineses!! Só víamos era chineses no nosso autocarro, parecíamos uns infiltrados, mas na verdade eles é que eram bastantes :p

A nossa primeira paragem – que era um dos sítios que tínhamos em mente para visitar e com a excursão gigantesca de chineses ajudou a que saíssemos do autocarro – foi o Parlamento Europeu :) Foi uma visita rápida, mas gira :) Não estávamos à espera que fosse grátis com as condições todas que tinha, inclusive um guia audio em português, mas valeu a pena… Afinal sempre vimos aquelas salas enormes na televisão e sempre tive alguma curiosidade de visitar uma e nunca tinha tido oportunidade :)

DSC_2131

Depois da visita ao parlamento, apanhámos o autocarro de novo, de onde só saímos para trocar para a linha seguinte do percurso – onde tinha as atrações que eu estava mais curiosa para conhecer. Antes de arrancarmos para essas atrações ainda passámos uma igreja, muito bonita, que até ouvimos comentar que era muito parecida com a Notre Dame, em Paris, e achamos piada :p Entrámos, e por baixo dela, havia umas ruínas de uma igreja romana que visitámos.

Antes de nos virmos embora, decidi acender uma velinha para a minha estrelinha – minha avó – o que já andava para fazer há muito tempo… E, soube-me bem, fiquei feliz :)

DSC_2163

Nas atrações dessa linha, particularmente interessante, começámos por visitar o Atomium – para quem não sabe, um monumento gigante que é uma espécie de átomo. Dá para visitar e tem várias exposições, temporárias e permanentes… Tem também um andar com uma vista panorâmica – infelizmente não visitámos, pois a fila estava gigante. Mas foi muito giro, visto que o Atomium é o símbolo de Bruxelas :)

DSC_0002

Seguímos para a Mini Europa – mais uma atração que me entusiasmou bastante. Esta consiste num parque com vários monumentos importantes da Europa, mas tudo em miniaturas, o que achei muito giro e cativante – tanto para crianças como para adultos… Mas, admito, que o que tive mais curiosidade para ver foram os monumentos Portugueses e os monumentos que já vi na realidade para comparar :) Os monumentos de Portugal que á estavam eram: Torre de Belém – que era igualzinha e eu até fiquei parva; O oceanário de Lisboa – acho que estava um bocado abandalhado e achei que tivesse um bocado irrealista: Depois havia a zona da Ribeirinha, no Porto e uma zona do Algarve…

DSC_0087

DSC_0085

Acabámos a Mini Europa… “Next!!” – Fomos a uma exposição espacial, muito interessante em que nos explicavam muito da historia do homem no espaço, desde que mandaram o primeiro ser ao espaço – o macaquinho fofinho – até aos dias atuais! No fim, tinha umas brincadeiras para experimentarmos as sensações na lua e de flutuarmos, etc… O Henrique experimentou um, mas eu achei por bem não me meter nisso – “havia alturas que o sangue me subia à cabeça” dizia ele e eu só pensava “ainda bem que não fui” :p Gosto muito de atividades radicais e de diversões, mas aquela… huuummmm… não me inspirou muita confiança!

DSC_0120

Depois dessa exposição fizemos o resto do percurso do autocarro e parámos na Grand Place – a praça principal de Bruxelas – que, segundo o que lemos, é a primeira atração visitada pelos turistas… Nós devemos ser a excepção, porque no nosso caso foi a última… Ou melhor, quase a última…

Tentámos, por fim, ir ao Museu de Banda Desenhada – uma das coisas que mais gostava de ter visitado – mas, infelizmente chegámos já perto das 18h e como o museu encerrava às 18h, já não conseguimos entrar… Mesmo assim, deu para ver umas coisitas à entrada! Bem, já temos desculpa para voltar cá :)

IMG_20150807_173847

Amanhã, mais uma aventura nos espera… Mais comboios! Vamos para Roterdão :) Será que vai haver atrasos de comboios ou revisoras simpáticas a dizerem-nos os caminhos melhores? Vamos lá ver, espero que corra tudo bem :)

 

Leave a Reply