Dia 7 – Vaguear de bicicleta em Roterdão!

Hoje, posso dizer que tivemos um dia como um verdadeiro Holandês, em que o nosso meio de transporte foi apenas a bicicleta – e até nem nos safamos nada mal – enquanto andávamos a vaguear e a descobrir sítios engraçados por Roterdão.

DSC_0080

Começámos por dar uma voltinha perto de casa, para tentarmos encontrar uma torre muito gira que se vê da nossa varanda, andámos às voltas e acabámos por nos perder :p Com alguma dificuldade e algum sentido de orientação, lá encontrámos o caminho até à próxima paragem – Central Station – para comprarmos o nosso almocinho… Sandocas, para variar :p

DSC_0232

Depois decidimos ir procurar o Mini World Rotterdam – tinha visto um anuncio no nosso mapa de Roterdão e achei que poderia ser interessante e divertido.

Quando entrámos, tivemos logo uma surpresa “Where are you from?” – ouvimos nós… “Portugal” – respondemos… “Ahh! E são de onde mesmo?” e nós ficámos a olhar um para o outro e dissemos “Lisboa”…ficámos super admirados quando o rapaz com quem estávamos a falar nos disse que também é de Lisboa e que está a viver cá! Minutos antes tínhamos comentado que não íamos encontrar nenhum português aqui, quase de certeza, e que podíamos dizer as asneiras que quiséssemos… Foi um momento super engraçado e ainda mais, porque estávamos de tal maneira entretidos a falar que nem reparámos que a rapariga que nos estava realmente a atender, estava completamente à toa :p Finalmente, depois de uns minutos de conversa, entrámos para nos divertimos um pouco…

DSC_0113

Outra surpresa… Aquilo era qualquer coisa de inimaginável! Basicamente, consiste numa mini Holanda com as várias cidades existentes – ou a grande maioria. Havia comboios, bonecos, moinhos, zonas industriais, pontes, canais (a fingir claro :p), carros, camiões – incluindo camiões do lixo… Tudo! Até vacas havia! :p

Quando entrámos, estávamos um bocado receosos, porque estava tudo escuro e pensámos que fosse as cidades vistas de noite… Mas, rapidamente percebemos que não. Há um mecanismo, que tem um relógio e há noites tal como dias – até pensaram nos efeitos das luzes para replicar o pôr do sol e o amanhecer… Fiquei muito surpreendida, e adorei! Cada dia dura aproximadamente 26 minutos, após os 26 minutos começa a pôr-se o sol, e por aí em diante :)

DSC_0130

DSC_0136

Ahh, já me esquecia, tudo isto era interativo… Os carros mexiam, alguns bonecos também, os moinhos… Até perguntámos qual era o mecanismo para os carros e os camiões, por exemplo, se mexerem pela rua sem nenhum fio para lhes indicar a direção, ao que nos foi respondido que as ruas tinham uma espécie de carris por baixo com imanes para indicar o caminho e quanto à direcção era indicada por um metal que reagia aos imanes… Incrível a paciência e imaginação destas pessoas! :)

DSC_0109

DSC_0170

Quando saímos do Mini World encontrámos o mesmo rapaz de novo e ele esteve a falar connosco um bocado – soube tão bem falar Português com alguém… Mas, cá para mim, é capaz de lhe ter sabido ainda melhor a ele hahaha – e até nos deu um mapa com uns caminhos de bicicleta para fazermos e uns sítios imperdíveis para visitarmos! Foi muito simpático e, claro que seguimos os conselhos dele :)

Fomos fazer os passeios que ele nos recomendou e… meu deus… Andámos tanto de bicicleta! Atravessámos a cidade inteira… Mas, ainda estamos aqui para as curvas e amanhã há mais… Realmente, é muito mais fácil e rápido andar com um transporte como estes, eu adoro e era bem capaz de me habituar a isto :)

Acabámos a nossa tarde num parque – Kralingse Plas – a comer um belo dum geladinho… O parque tinha uma vista tão linda… e era super zen! Deu para aproveitar bem para relaxar um pouco e descansar as pernocas que já estavam a pedir :p

DSC_0264

Amanhã… vamos lá ver o que nos espera… Vamos passar o dia por cá ainda, e depois, ao fim da tarde vamos apanhar o comboio para a nossa próxima paragem – Munique! Vamos ter a nossa primeira viagem à noite e estamos receosos, mas vai correr bem, ou pelo menos, vamos fazer por isso :) Chegamos a Munique às 7h da manhã locais, vai ser uma noite em grande :p

Leave a Reply